Pós-Escola APAF

A educação na primeira infância é fundamental para o futuro de uma criança. Há muito tempo a APAF acalentava o sonho de proporcionar às crianças que deixam as nossas creches, aos 4 anos de idade, um espaço especialmente projetado para recebê-las no período em que não estão na escola, para que possam aprimorar sua educação com atividades culturais, artísticas, musicais, potencializando suas múltiplas habilidades.
Conforme reportado pela Isto é, em artigo publicado em 09/05/2018 https://istoe.com.br/a-educacao-na-primeira-infancia/ :

“Um dos pesquisadores mais importantes na atualidade sobre tais investimentos na primeira infância é o professor da Universidade de Chicago James Heckman e prêmio Nobel de Economia em 2000. Ao ser perguntado por que os estímulos nos primeiros anos de vida são tão decisivos para o sucesso na idade adulta, ele respondeu: É uma fase em que o cérebro se desenvolve em velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja maleável. As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção. Por isso, defendo estímulos desde muito cedo. Heckman realizou estudos longitudinais a partir da primeira infância até a vida adulta, especialmente no que se refere à qualidade da educação oferecida já na primeira infância. Nesse caso, em particular, ele procurou compreender a diferença na vida futura de crianças que tiveram a oportunidade ou não de ter acesso à educação integral, na qual as habilidades socioemocionais, como colaboração e abertura ao novo fazem parte do cotidiano escolar. Ele chegou a várias conclusões, entre elas, que crianças que tiveram as habilidades socioemocionais trabalhadas na primeira infância, têm 35% menos chances de ter problemas prisionais na vida adulta. Ele também verificou que essas crianças têm também 44% maiores chances de concluir a educação básica.

Assim, fica claro que o futuro de nossas crianças depende de uma educação de qualidade durante a infância, razão pela qual a inauguração deste novo projeto é de fundamental importância.

 

Leave A Comment