APAF celebra conclusão de ciclo nos projetos Pós Escola e CEIs Aconchego I e II

A Associação Paulista de Apoio à família – APAF vivenciou momentos de profunda emoção com as cerimônias de despedida de seus alunos nos projetos CEI Aconchego I e II e Pós Escola. Os eventos, que aconteceram no dia 5 de dezembro de 2025 nas creches e no dia 6 de dezembro no projeto de contraturno escolar, celebram a trajetória de diversas crianças que agora seguem para novas etapas escolares. 

A Transição como marco de crescimento 

A despedida dos alunos ocorre devido ao cumprimento do ciclo etário permitido pelos projetos da APAF. Nas creches Aconchego I e II, as crianças encerram seu período de atendimento aos 4 anos. Já no Pós Escola, projeto de contraturno escolar, a conclusão ocorre quando os alunos atingem a idade máxima de 5 anos 11 meses. 

Longe de ser uma formalidade burocrática, a APAF encara essa transição como ritos de passagem que garantem que as crianças sigam adiante com um repertório ampliado e preparadas para explorar o mundo com a curiosidade e a destreza que foram cultivadas em um ambiente de educação de qualidade. 

Impacto social e resultados 

Além do desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos pequenos, o acolhimento nos projetos permite que familiares mantenham suas atividades profissionais sabendo que os filhos estarão em um ambiente saudável e seguro, gerando um poderoso impacto social para os familiares e para comunidade. 

Em 2025, a APAF atendeu um total de 205 crianças, sendo 145 nas creches Aconchego I e II e 60 no Pós Escola. Ao todo, mais de 4.200 crianças já passaram pelos nossos projetos desde a fundação da organização em 2004 e, em 2026, seguimos reafirmando o compromisso de ser referência de transformação social, garantindo que o cuidado e a educação de qualidade sejam motores de mobilidade social e dignidade para futuras gerações.